Missão Educativa

Um projeto inovador, centrado nos alunos, orientado para a Qualidade e para a Excelência, com enfoque nas aprendizagens e no desenvolvimento de competências académicas, mas acima de tudo no desenvolvimento integral da pessoa de cada um dos alunos, contribuindo para a construção e liderança de projetos de vida que lhes permitam ser felizes consigo próprios e com os outros.

São valores fundamentais desta comunidade educativa: o rigor, a exigência, o trabalho de equipa, o respeito mútuo, o atendimento personalizado, o desenvolvimento de competências de cidadania ativa e responsável, a inovação e a melhoria contínua.

A nossa equipa de educadores é um elemento-chave da concretização da nossa Missão Educativa. Contamos com uma equipa dotada de características humanas e competências profissionais de excelência; desenvolvemos uma cultura de rigor e de exigência; promovemos o trabalho em equipa e investimos na formação permanente de todos os colaboradores. Estas são as nossas apostas para que a comunidade de educadores, animada pelo sentido de pertença, assuma a responsabilidade partilhada no compromisso que a todos nos une para com os alunos.

Disponibilizamos-lhe um conjunto de respostas a perguntas que consideramos serem aquelas que nos são colocadas com maior frequência.

Quem é a entidade titular do Externato Infante D. Henrique (EIDH)?

O Externato Infante D. Henrique (EIDH) é um estabelecimento de ensino privado, propriedade da Alfacoop Cooperativa de Ensino CRL (NIPC 501462716), situado na Avenida Comendador Padre David, freguesia de Ruílhe, concelho de Braga, Portugal.

Onde se localizam as suas instalações?

O EIDH está localizado na freguesia de Ruílhe, concelho de Braga, a 10 minutos de Braga, próximo das principais vias de comunicação viária e da rede de transportes públicos (comboio e autocarro).

Como chegar?

Em autocarro próprio do EIDH, de autocarro público ou de comboio – o EIDH dista 400m da estação de comboio de Ruílhe; com disponibilidade/frequência/comboios a cada 60 minutos (frequência horária); O tempo de viagem de comboio entre Braga e Ruílhe é de 13 minutos.

O EIDH tem transportes escolares próprios? E quem os pode utilizar?

Sim. O Externato Infante D. Henrique tem autocarros escolares próprios. Pode realizar o transporte dos alunos matriculados neste estabelecimento de ensino. O valor do transporte pode ser consultado em tabela própria e no preçário presente no regulamento interno.

Qual o horário de funcionamento do EIDH?

O EIDH funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 19h00. Podendo variar de acordo com a valência e o nível de ensino, a componente letiva do EIDH desenvolve-se no período compreendido entre as 8h20 e as 17h30.

Que calendário escolar cumpre o EIDH?

As atividades escolares do EIDH regem-se pelo calendário escolar anualmente publicado pelo Ministério da Educação.

Qual a oferta formativa do EIDH?

No momento, a oferta formativa inclui:
2º Ciclo do Ensino Básico
3º Ciclo do Ensino Básico
Ensino Secundário
Ensino Profissional

_

Em homologação: 1º Ciclo do Ensino Básico

Qual é a oferta curricular do EIDH?

Para além das atividades/disciplinas previstas no Currículo Nacional Português, o EIDH definiu um conjunto de atividades que designa como currículo local/ACC e que são lecionadas de forma integrada com o objetivo de se potenciarem mutuamente podendo assim produzir-se mais e melhores aprendizagens.

Por isso, estas atividades consideradas essenciais ao desenvolvimento integral de crianças e jovens são obrigatórias para todos os alunos, variando de acordo com os ciclos de ensino e estando o seu custo incluído na mensalidade.

É possível abdicar de atividades de currículo local para que a mensalidade possa ficar mais reduzida?

Tendo em conta:

i) a intencionalidade da escolha das atividades integradas como currículo local,
ii) a importância que lhe é atribuída para o saudável e completo desenvolvimento das crianças/alunos e
iii) a forma integrada e articulada como são lecionadas e avaliadas,
considera-se importante que estas atividades sejam frequentadas por todos e, por isso, estas fazem parte de um currículo global e único não assumindo cariz opcional.

O EIDH proporciona atividades de enriquecimento curricular?

Sim. O EIDH disponibiliza um conjunto de atividades de enriquecimento curricular que são opcionais e que se realizam entre as 17h20 e as 19h00.
A cada ano letivo o programa destas atividades pode ser consultado junto dos serviços administrativos, em folheto próprio e no regulamento interno.

Como se processa a admissão de crianças/alunos?

O processo de admissão de crianças/alunos rege-se pelo Regulamento Interno e por critérios de admissão muito claros e de aplicação rigorosa pressupondo:
– uma pré-inscrição, a realizar até 28 de fevereiro de cada ano;
– a divulgação da lista de seriação de candidatos a matrícula baseada nos critérios de admissão;
uma entrevista com os pais/encarregados de educação e o candidato;
– a inscrição/matrícula será realizada uma vez confirmada a condição de admitido pelo Conselho de Administração;

Quem pode frequentar o EIDH? Existe alguma restrição geográfica?

O Externato Infante D. Henrique pode receber todos os alunos e sem qualquer restrição geográfica.
O EIDH recebe as crianças/alunos, mediante o cumprimento das condições de acesso e sendo os critérios de seleção aplicados de forma regulada a todos os candidatos, até ao limite da lotação prevista no alvará de funcionamento da escola.

Programa de Bolsas de Estudo Infante D. Henrique

A Alfacoop – Cooperativa de Ensino, lançou um programa de Bolsas de Estudo aplicável a todos os seus alunos (ou que pretendam candidatar-se à frequência deste estabelecimento de ensino), reconhecendo a excelência académica e humana destes, com a atribuição de uma bolsa de estudo (sob a forma de desconto no valor da propina) e a sua inscrição no quadro de mérito e excelência em cada ano letivo. Anualmente é realizada uma cerimónia onde estes alunos são distinguidos.

Equipa Docente

O EIDH considera que este é um dos fatores distintivos do seu projeto de ensino e dispõe de uma equipa altamente experiente e qualificada em permanente formação e desenvolvimento. Tem cerca 70 professores com tempos médio de serviço de 21 anos. A sua formação varia entre o grau de licenciatura a doutoramento em áreas educativas; e em formação avançada em áreas educativas de especialização complementar.

Serviços de prolongamento, sala de estudo e apoios educativos.

Fora do tempo letivo e para além do plano curricular desenvolvido, é possível contratar um conjunto de serviços de apoio às famílias nomeadamente serviços de prolongamento, sala de estudo e apoios educativos extra. O objetivo principal é que as crianças/alunos ocupem bem o seu tempo e que realizem o maior número possível de tarefas educativas na escola, deixando o tempo de casa mais disponível para o “tempo de/em família”.

Utilização de Uniformes.

A utilização de uniforme não é obrigatória para todas as crianças/alunos do EIDH. Porém, é obrigatório vestuário específico para a realização de atividades desportivas e laboratoriais.

Quais as modalidades de pagamento possíveis?

O pagamento das mensalidades e restantes serviços prestados poderá ser mensal, semestral ou anual. Estes dois últimos beneficiam de um desconto cujo valor deverá ser consultado no tarifário em vigor para cada ano letivo.
É privilegiado o método de pagamento por débito direto.